Nosso lar é o refúgio perfeito para descansar e aproveitar a companhia das pessoas que amamos, não é mesmo? Ter uma casa aconchegante definitivamente significa valorizar mais o bem-estar das pessoas que convivem nela, tornando-a mais agradável e convidativa a todos.
No entanto, nem sempre temos essa sensação agradável quando estamos em nossa casa. Se esse é o seu caso, se você olha para a sala ou para seu quarto e sente que ainda precisa de alguma coisa para se sentir bem lá, saiba que existem algumas coisas simples que podemos fazer que melhoram – e em muito! – a sensação de aconchego em nosso lar.
Veja este artigo até o final para conhecer dez dicas simples e baratas para deixar a sua casa muito mais aconchegante e convidativa a todos.
Índice
- 1 – Organize a sua casa
- 2 – Exiba suas memórias
- 3 – Use plantas na decoração
- 4 – Capriche na iluminação
- 5 – Prefira cores claras nos ambientes e cores quentes na decoração
- 6 – Providencie um cantinho “relax” na sua casa
- 7 – Espalhe almofadas e mantas por todos os cantos
- 8 – Use e abuse dos tapetes
- 9 – Deixe os ambientes perfumados
- 10 – Crie momentos especiais em família
1 – Organize a sua casa
A organização influencia diretamente em nosso bem-estar. No entanto, todos nós sabemos o quanto é difícil manter a casa organizada, ainda mais com uma rotina corrida (trabalho, estudo, filhos etc.) que temos.
Mas, para manter o nível de organização, não é preciso arrumar a bagunça toda de uma vez só. Podemos começar organizando um ambiente de cada vez, dedicando algo em torno de 15 minutos a essa tarefa, por exemplo. Você ficaria surpreso com a quantidade de coisas que podemos fazer nesse tempo, se estivermos dedicados à nossa tarefa!
Outra coisa que podemos fazer para sempre manter a casa organizada é lembrar de não deixar as coisas espalhadas, assim não acumulamos bagunça para organizar depois. Isso já ajuda bastante!
2 – Exiba suas memórias
Além de fotografias, você também pode utilizar objetos decorativos como placas, relógios, lembranças de viagens, presentes, bordados, esculturas, pratos… É só deixar sua criatividade fluir.
O mais importante é que esses objetos e quadros tenham a ver com a personalidade de quem vive no ambiente, contando um pouco da sua história.
3 – Use plantas na decoração

Você sabia que ter plantas em casa é benéfico não apenas para seu bem-estar, mas também para sua produtividade? Pois assim é.
As plantas são ótimas para dar um toque de vida a qualquer ambiente. Pequenas ou grandes, o mais importante é que estejam bem organizadas e integradas à decoração, tomando cuidado para que não interfiram no fluxo do dia a dia.
Dê preferência a espécies mais resistentes à baixa luminosidade típica do interior dos cômodos e cuide para que estejam sempre bonitas! Algumas boas opções são: samambaias, espadas-de-são-jorge, orquídeas e lírios-da-paz.
Se você não tem muito espaço disponível, uma dica seria utilizar jardins verticais. Com cachepôs ou quadros vivos, essa opção pode ser ótima para um delicado jardim na varanda ou na sala, por exemplo.
4 – Capriche na iluminação

A iluminação não serve só para clarear ambientes, ela serve também para deixar uma casa convidativa aos seus moradores.
A luz fria (branca) é mais energética e adequada para ambientes mais funcionais, como um escritório, por exemplo. Ao contrário, a luz quente (amarelada) é mais relaxante, sendo mais indicada para a sala e os quartos, deixando-os mais aconchegantes.
Espaços como a cozinha ou a sala de jantar podem ser iluminados com o uso de pendentes, enquanto quartos e salas de estar combinam com a iluminação que vem de abajures e luminárias.
Varais de luzes também podem ser uma boa opção. Idealizados para áreas externas, podem ser usados também no quarto, em prateleiras, no rack da TV, pendurado junto à cortina e até mesmo na cozinha.
Por fim, não esqueça da indispensável iluminação natural. Com ela, os espaços ficam mais arejados, acolhedores e perfeitamente iluminados. E o melhor: é totalmente gratuita!
A luz natural pode ser muito bem aproveitada em sua casa ao se utilizar tecidos mais leves para as cortinas, como o voil ou o linho, preferencialmente em cores claras.
5 – Prefira cores claras nos ambientes e cores quentes na decoração
Todos sabemos que garantir o aproveitamento da iluminação natural é importante. No entanto, otimizar sua presença é fundamental. Para isso, a escolha de cores claras é sempre uma boa opção, principalmente em ambientes de menor espaço. Dessa forma, você proporciona maior amplitude visual aos ambientes.
No entanto, para a decoração, escolha cores quentes. Tons terrosos – como terracota – ou um verde oliva ou mesmo tons mais alaranjados trazem mais calor para qualquer ambiente.
6 – Providencie um cantinho “relax” na sua casa

Você pode criar um cantinho permanente na sua casa para os momentos de relaxamento. Pode ser um local para você tomar um chá, ler um livro, ouvir uma música, se concentrar nas coisas que você tem que fazer, meditar ou simplesmente descansar após um longo dia de trabalho.
Faça deste um cantinho especial, não como qualquer outro lugar da casa. Você pode criar esse ambiente de forma simples: basta incluir algumas almofadas, uma manta, vasos de plantas, uma iluminação relaxante… E já está pronto!
7 – Espalhe almofadas e mantas por todos os cantos

Além de deixarem a decoração mais divertida, as almofadas são excelentes para abrandar linhas retas, fazendo qualquer ambiente ficar mais acolhedor. Use-as em abundância sobre cadeiras, no sofá, nas poltronas e na cama.
Além disso, nada é mais convidativo que ter uma manta bem macia esperando por você sobre uma poltrona, no sofá ou mesmo em cima da cama. Ter esses mimos pela casa é indispensável para seu aconchego e o das visitas em qualquer época do ano!
8 – Use e abuse dos tapetes
Dos mais felpudos aos de pelo curtinho, os tapetes são garantia de conforto para você e para as visitas. Nada é mais aconchegante do que colocar os pés em uma superfície macia e quentinha, principalmente nos dias frios.
Porém, você também pode escolher os menos felpudos, feitos de algodão ou de fibras naturais como o sisal – que estão em alta – numa paleta de cores que combine com os seus ambientes.
9 – Deixe os ambientes perfumados

Por fim, não esqueça de deixar seu lar bem perfumado para aumentar ainda mais a vontade de permanecer nele. Você pode usar difusores de ambiente ou borrifadores com água perfumada para lençóis e tecidos, por exemplo.
Você também pode espalhar velas aromáticas de todos os tipos, tamanhos e formatos pela casa e acendê-las quando receber alguém ou mesmo para relaxar sozinho. Assim, você vai deixar o cenário mais romântico, acolhedor e aconchegante.
Nesse ponto, aromas florais e de especiarias são os mais indicados para o inverno, mas os cítricos e herbáceos também proporcionam muita disposição e bem-estar.
10 – Crie momentos especiais em família
Por fim, nada pode trazer mais aconchego a um lar que momentos felizes em família. Você pode optar por fazer uma sessão de cinema, uma cabana para brincar com as crianças, um desafio estilo “caça ao tesouro”, preparar uma refeição juntos… Enfim, são muitas as oportunidades para aproveitar cada momento com as pessoas que amamos.
Passar tempo com nossos entes queridos pode ser uma excelente oportunidade para fortalecer os vínculos e cultivar relações saudáveis e amorosas. Isso, com certeza, trará um ar acolhedor a qualquer lar!
Esperamos que você tenha gostado desse artigo! Para mais postagens sobre decoração, fique atento às novidades desta seção.
Para notificação de novas postagens, siga-nos em nossos canais:
- Whatsapp: https://abre.ai/umaboavida-whatsapp
- Telegram: https://t.me/umaboavida