Início » 4 esportes aquáticos incríveis para aprender nas férias
4 esportes aquáticos incríveis para aprender nas férias

4 esportes aquáticos incríveis para aprender nas férias

Compartilhe:

O verão já chegou e com ele as mais que esperadas férias! Esse período sempre lembra descanso, diversão e momentos alegres compartilhados com a família e com os amigos. Mas além disso, também pode ser uma época excelente para viver novas experiências como, por exemplo, aprender alguns esportes aquáticos incríveis, como os que estão neste artigo.

Sabe-se que, com a prática esportiva, o corpo produz diversos hormônios tais como a adrenalina, a endorfina e a dopamina. Estas substâncias são diretamente responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar que sentimos quando estamos nos exercitando.

Sendo assim, o que você está esperando? Aprenda mais sobre alguns dos mais divertidos esportes aquáticos para aprender nas férias! E o melhor, todos eles podem ser facilmente praticados aqui no Brasil. Leia este artigo até o final para conhece-los.

Kitesurf

4 esportes aquáticos incríveis para aprender nas fériasO kitesurf é um esporte aquático que conquista, a cada ano, o coração de mais adeptos em todo o mundo. Tanto é que, em 2024, fez sua estreia como modalidade esportiva nas Olimpíadas de Paris!

Pode ser praticado no mar, em lagos ou lagoas. Os equipamentos necessários são, principalmente, uma pipa (kite, em inglês) e uma prancha. O objetivo do esporte é que, com a força do vento, puxado pela pipa e sobre uma prancha, o esportista deslize pela água. Ao adquirir mais experiência, pode ainda aventurar-se em diversos tipos de manobras mais “radicais”. 

Para o controle do movimento sobre a água, além da pipa e da prancha, o kitesurf conta ainda com um cinto, uma barra de controle e linhas de voo. O cinto serve para fixar o resto dos equipamentos, evitando perdas em caso de queda e também para conseguir um maior controle do equipamento. Por outro lado, a barra de controle determina as direções da pipa. Já as linhas de voo – normalmente entre quatro e cinco – conectam a barra de controle à pipa.

O kitesurf ganhou popularidade no Brasil nos últimos anos, principalmente devido às condições climáticas favoráveis e à diversidade de modalidades existentes. Embora tenha fama de ser um esporte perigoso, na verdade, não é, já que conta com os equipamentos de segurança mencionados.

Alguns praticantes relatam inclusive que é menos arriscado do que andar de bicicleta! Principalmente se você tiver bons instrutores, o que ajuda muito a evitar riscos por inexperiência.

Windsurf

4 esportes aquáticos incríveis para se aprender nas fériasCriado na década de 70, o windsurf é um esporte que combina elementos de surf e de navegação à vela. Em 1984, passou a ser uma das modalidades dos Jogos Olímpicos, como uma das classes de vela.

Este esporte pode ser praticado tanto em represas, lagos, baías como em mar aberto, sempre se observando as condições do mar, o tempo e as correntezas.

O equipamento consiste em uma prancha de surf com uma vela fixada, que é impulsionada pela força do vento. A vela e a prancha variam em tamanho e forma, dependendo do tipo de atividade a ser desenvolvida e das condições do vento. 

A dinâmica do esporte é bastante simples: o vento enche a vela – gerando propulsão – e o velejador utiliza o corpo como contrapeso, ajustando a vela e o seu posicionamento na prancha para direcionar, acelerar, desacelerar ou realizar manobras. A alça – ou barra de controle – possibilita ajustar o ângulo e a posição da vela em relação ao vento e à prancha.

Como tem uma natureza dinâmica e versátil, pode-se praticar a modalidade em diversas condições meteorológicas, que variam desde ventos suaves até condições mais intensas e desafiadoras.

Em relação à segurança, o esporte possui uma série de normas que devem ser seguidas e que visam garantir a proteção dos praticantes. Devido a isso, é considerado seguro e indicado até mesmo para crianças.

Se você é iniciante, é aconselhável sempre usar um colete salva-vidas, escolher um local adequado e procurar um instrutor especializado que fará com que o seu aprendizado seja mais rápido. Isso fará também com que você conheça melhor as técnicas e possa escolher os equipamentos ideais para esta modalidade.

Hydrofoil

4 esportes aquáticos incríveis para aprender nas fériasO hydrofoil – também conhecido como quilha foil – é um esporte que surgiu a partir do surfe cuja principal característica é permitir ao esportista surfar com fluidez, mas sem ter contato com a superfície do mar e sem a necessidade de ter ondas. Isso permite uma vantagem adicional aos praticantes do esporte, que é divertir-se independente das condições do vento ou do mar.

Em um primeiro momento o equipamento causa estranheza, pois a prancha fica suspensa para fora da água, enquanto o mastro, localizado em sua parte inferior, corta o mar. Dentro da água, o praticante só precisa ganhar velocidade a partir de uma onda pequena ou do vento. Em questão de instantes, a haste sobe, afastando a prancha da água e ocasionando a flutuação. Segundo alguns esportistas, para quem está praticando a sensação é como se estivesse sobre um “tapete voador”.

Isso só é possível porque o mastro está conectado na parte de baixo a uma estrutura semelhante a um pequeno avião. De fato, o equipamento funciona como se fosse uma aeronave: conforme adquire velocidade, cria-se uma pressão hidrodinâmica e o “avião” sobe.

Embora ainda seja pouco conhecido no Brasil, vem ganhando adeptos entre os praticantes de esportes aquáticos. Aos iniciantes, um aviso: para evitar machucados e acidentes, os instrutores alertam que é aconselhável ter experiência prévia com o surfe para só então aventurar-se no hydrofoil.

Wingfoil

4 esportes aquáticos incríveis para se aprender nas fériasO wingfoil é um novo esporte aquático, semelhante ao hydrofoil, mas com uma quilha comprida e fina. Ele também permite ao praticante ficar completamente fora da água mas inclui no equipamento uma asa inflável, que pode ser direcionada com as mãos.

No Brasil, este esporte está presente desde 2018 e vem ganhando popularidade, devido à sua acessibilidade e à curva de aprendizado rápida.

No entanto, a prática do wingfoil é muito mais extrema em comparação com o hydrofoil. Isso quer dizer que os praticantes podem realizar manobras cada vez mais técnicas, velejar em velocidades cada vez mais altas, surfar ondas e até mesmo saltar! 

Para isso, aconselha-se praticar em locais com ventos fortes o suficiente pois, caso contrário, o equipamento pode ficar difícil de manusear. Sair com vento pelo menos moderado permite que o esportista “estabilize e ande”, o que significa que terá impulso suficiente para se apoiar na asa e não terá dificuldades para continuar a surfar.

Mas onde praticar?

As praias do Nordeste do Brasil são excelentes para a prática destes esportes, principalmente as do estado do Ceará. Isso deve-se aos ventos fortes presentes em sua região litorânea durante quase todo o ano. Nos meses de julho a janeiro – os melhores para a prática de esportes aquáticos – os ventos atingem velocidades que podem chegar a até 64 km/h.

Além de contar com uma excelente infraestrutura turística, várias praias possuem escolas com instrutores experientes e lojas especializadas no aluguel de equipamentos. Também é fácil encontrar cursos básicos para os turistas que quiserem iniciar nestes esportes durante as férias. Alguns dos locais mais procurados são as praias do Cumbuco e Jericoacoara, assim como a lagoa do Cauipe.

No entanto, um local ainda pouco explorado é a Praia de Maceió, no município de Camocim: um local de beleza inigualável e ideal para prática de esportes náuticos como o kitesurf e windsurf. As águas calmas e mornas são excelentes para os iniciantes nestes esportes  e o local conta ainda com uma excelente estrutura turística com pousadas, casas de veraneio, barracas de praia e escolas de kitesurf.

Sendo assim, o que você está esperando? Inicie agora mesmo nestes esportes incríveis e aproveite o verão! Acompanhe mais notícias sobre Bem Estar nesta seção.

Para notificação de novas postagens, siga-nos em nossos canais:

Rolar para cima