Início » Perdi meu passaporte, e agora?
Perdi meu passaporte, e agora

Perdi meu passaporte, e agora?

Compartilhe:

Viajar para fora do país é um sonho para muitos de nós, brasileiros. Seja uma metrópole movimentada, uma praia paradisíaca, um cenário de montanhas encantadoras ou talvez uma cidade histórica… Não importa. O fato é que passamos um tempão imaginando as incríveis experiências que vamos ter nesse lugar e ficamos ansiosos para que esse sonho se concretize o quanto antes!

Porém, geralmente não consta em nossa lista de preparativos – nem durante o planejamento e nem durante a viagem – o que fazer se perdermos o nosso único documento de identidade válido na maioria dos países estrangeiros: o passaporte. 

Com certeza, perder o passaporte pode ser uma grande dor de cabeça… No entanto, se esse é o seu caso, fique tranquilo pois vamos te ajudar a resolver essa situação. Basta seguir as dicas que te apresentamos abaixo.

Perdi meu passaporte antes de viajar… e agora?

Caso você tenha perdido seu passaporte antes de viajar, a primeira coisa a fazer é registrar um boletim de ocorrência (BO) comunicando o extravio. Isso é necessário para que outras pessoas não usem indevidamente este documento. Este BO precisa ser feito na polícia civil na cidade em que você mora ou no local onde você perdeu o documento. Em alguns estados, é possível emitir um BO online.

Infelizmente, não há como emitir uma segunda via. Nessa situação, você terá que emitir um novo documento. O cadastro do agendamento inicial pode ser feito no site da Polícia Civil e você também terá que pagar uma nova taxa para emissão, que será a mesma que você pagou para tirar o seu passaporte original. A perda de passaporte não é uma emergência, então a solicitação pode levar de 7 a 10 dias úteis para ser concluída.

Além disso, se o seu passaporte tiver um visto – como o americano – é importante que você envie um email para o consulado do país que você vai viajar notificando que você perdeu o passaporte junto com o visto, anexando o BO como comprovação. 

Como não existe 2a via, você precisa providenciar um novo pedido de visto, que só é possível com o novo passaporte em mãos. Nesse caso, será necessário realizar novamente, desde o início, todos os procedimentos para retirada do visto, incluindo-se as entrevistas.

E se o dia da viagem estiver muito próximo?

Agora, se o dia da viagem já está muito próximo e você não pode aguardar o prazo normal do agendamento, você pode ainda solicitar o passaporte de urgência, que é entregue em até 72 horas úteis. Para solicitá-lo, é preciso comprovar que você não pode esperar o período normal de confecção e entrega de passaporte, que é de 6 dias úteis.

Nesse caso, você precisa preencher o formulário no site da Polícia Civil, pagar a taxa para a emissão e ir até um posto da Polícia Civil levando o BO e documentos que comprovam que a sua viagem está próxima, como passagens, reservas de hotel etc.

Perdi meu passaporte no exterior… e agora?

Se você perdeu seu passaporte durante uma viagem internacional, a primeira coisa a se fazer, independente do país em que você está, é procurar a delegacia de polícia mais próxima e registrar o extravio em um documento similar ao BO. Nesse momento, seria muito útil se você tivesse com você uma foto das páginas de identificação do passaporte ou o seu número anotado.

Logo em seguida, você deve dirigir-se até uma cidade que tenha um Consulado brasileiro. Chegando lá, os funcionários irão iniciar um novo requerimento de passaporte. No entanto, em caso de urgência para o retorno ao Brasil – quando não há tempo para solicitar um novo passaporte ou o viajante não possuir toda a documentação exigida – há a opção de se emitir gratuitamente uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB)

Esta autorização permite o embarque e a entrada no Brasil em substituição temporária ao passaporte, permitindo que você volte para casa. É importante destacar que a ARB serve somente para ingressar no Brasil, não sendo aceita para entrada em outros países. Além disso, é de curta duração, motivo pelo qual as autoridades a emitem somente a poucos dias do embarque de volta. 

Para evitar a perda do passaporte, muitos viajantes optam por andar com uma cópia do original durante a viagem, deixando o documento no cofre do hotel ou na mala. No entanto, é importante esclarecer que essa cópia, mesmo que autenticada no Brasil, não tem validade no exterior. 

Por fim, é aconselhável que você sempre leve consigo um documento adicional para acelerar os trâmites no caso de perda do passaporte. Esse documento pode ser o RG ou CNH ou até mesmo a CNH digital no celular.

Como evitar perder o passaporte?

Para evitar perder este documento em futuras viagens, principalmente no exterior, alguns cuidados podem ser bastante úteis como:

  • Guardar o passaporte em um local seguro – como uma bolsa, carteira ou doleira – que mantenha junto de você o tempo todo;
  • Fazer cópias do passaporte e de outros documentos importantes e deixá-los com alguém de confiança durante a viagem;
  • Utilizar um porta-passaporte ou capa protetora para evitar danos ao documento;
  • Evitar carregar o passaporte em deslocamentos nacionais, a não ser que seja estritamente necessário.

Esperamos que este artigo tenha sido útil!

Para mais dicas sobre viagens, não esqueça de acompanhar as postagens desta seção.

Para notificação de novas postagens, siga-nos em nossos canais:

Rolar para cima